top of page

Comunicação

Uma comunicação correta é essencial para o sucesso organizacional. Se o gestor não poder comunicar com os subordinados e os trabalhadores não perceberem o que deles se espera no posto de trabalho, não haverá hipótese de se alcançarem os resultados esperados. O gestor tem de saber o que quer comunicar e decidir como quer comunicar. O maior problema do gestor consiste em saber que palavra deve usar para conseguir que a mensagem seja efetiva; é que os ruídos no processo de comunicação entre o emissor e o recetor podem distorcer a mensagem.

1 – Comunicação vertical descendente

2 - Comunicação vertical ascendente

3 – Comunicação horizontal intra-empresa

4 – Comunicação Diagonal

As comunicações horizontais unem elementos investidos de igual grau de autoridade. É o caso da comunicação estabelecida entre o diretor comercial e o diretor de investigação e desenvolvimento acerca da melhoria de qualidade de um produto ou novos desejos dos consumidores.

 

As comunicações oblíquas estabelecem-se entre um chefe funcional e os subordinados de um outro chefe. É o caso de grupos de projeto, compostos de gestores e empregados de diversos departamentos funcionais, para criarem, por exemplo, um novo produto.

 

As comunicações informais resultam de uma estrutura espontânea e natural. São tão ou mais importantes e fecundas que as comunicações formais, sobretudo quando estas não funcionam eficazmente ou deixam as pessoas insatisfeitas quanto às necessidades da informação.

© 2015 por Alexandre Sousa, Dinarte Santos & Paulo Marques. Criado para trabalho de OEAG.

bottom of page