
Informação e Comunicação
A Informação e a Comunicação no contexto empresarial é uma ferramenta estratégica de planeamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos. A comunicação está diretamente ligada à cultura organizacional, os meios escolhidos para a propagação das informações, de maneira geral, fazem parte de todo o planeamento. É preciso que se leve em consideração a cultura, os valores, missão e objetivos da empresa, mas o mais importante é que a informação consiga contribuir para melhorias e para o alcance dos ideais da empresa.
Existem vários tipos de comunicação numa empresa, alguns deles podem ser:
Comunicação comercial- constituída pelo marketing e publicidade
Comunicação financeira- pela gestão da informação e das relações que se estabelece com os seus públicos,sejam eles accionistas, bancos, e analistas.
Comunicação interna- aquela em que consiste haver uma comunicação internamente na empresa havendo relações verticais, horizontais e oblíquas e que podem ser feitas de forma ascendente e descendente.
Comunicação externa- toda a informação que uma organização desenvolve para promover a sua imagem junto do seu público-alvo ou opinião pública. A sua implementação tem como finalidade fazer com que toda a mensagem chegue corretamente ao seu público externo.
Comunicação descendente- é um tipo de comunicação em que a informação desloca desde a direcção até os demais membros da organização seguindo a linha hierárquica.
As suas funções são:
-Enviar ordens múltiplas ao longo da hierarquia.
-Proporcionar os membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados.
-Facilitar um resumo do trabalho realizado e doutrinar os empregados para que reconhecem os objectivos da organização.
Comunicação ascendente- O propósito é fazer chegar aos responsáveis uma informação geral sobre o pessoal da empresa no sentido mais amplo, isto é, institucionalizar causas adequadas que incidem em informar até aos níveis superiores.
As suas funções são:
-Proporcionar aos directores o feedback necessário sobre os assuntos e problemas actuais da organização.
-Ser um fonte primário de retorno informativo para direcção que permite determinar a efectividade da sua comunicação descendente.
-Aliviar as tensões ao permitir aos empregados de nível inferior compartir informação relevantes com seus superiores e estimular a participação e compromisso de todos.
