top of page

Gestão do Pessoal e dos Custos

  A Gestão de Pessoas (ou administração de recursos humanos) é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Numa empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança. O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

 

  Todas as empresas devem: conhecer, administrar e controlar os custos e as despesas da produção e comercialização dos seus produtos e/ou serviços. Umas das habilidades de um administrador de sucesso é saber identificar e controlar os seus custos/despesas, muitas empresas sejam elas: micro, pequenas, médias ou grandes conseguem alcançar os seus objetivos através de um planeamento estratégico.

 

  Basicamente temos dois tipos de custos:

   -Custo Fixo: Que é a soma de todas as despesas mensais de uma empresa que esteja funcionando, mesmo que não venda ou preste nenhum serviço. São as despesas do aluguer, material de escritório, recepcionista, contador, telefone, entre outros. O custo fixo é denominado de despesa.

   -Custo Variável: Custo do material, ou seja, tudo o que é consumido quando se produz ou prestamos um serviço. Os impostos pela venda da mercadoria ou pelo serviço também serão parte do custo variável.

 

 

 

 

© 2015 por Alexandre Sousa, Dinarte Santos & Paulo Marques. Criado para trabalho de OEAG.

bottom of page